Implante Dental - Alex Barreira - Odontologia | Dentista | Cirurgião | Brás | Pinheiros

Implantes


O que são Implantes?

São pequenos parafusos que podem ser entendidos como raízes artificiais, os quais servem para substituir a fixação de um ou mais dentes perdidos.

São fabricados em titânio, um metal biocompatível, ou seja, esse metal permite sua utilização em contato com os tecidos orgânicos sem causar reações adversas.

Uma vez colocados, formam uma ligação forte com o osso, ficando firmemente fixados no mesmo, proporcionando, assim, uma base estável para coroas ou próteses. Esse fenômeno da integração do implante com o osso também é conhecido como osseointegração.

Implante Dental

Como funciona o tratamento?

Consiste num tratamento em duas etapas: a primeira, uma etapa cirúrgica, em que são colocados os implantes que substituirão as raízes dos dentes naturais e a segunda etapa, a etapa da protética, em que serão confeccionadas e instaladas as próteses dentárias, isto é, dentes artificiais que ocuparão o lugar dos dentes naturais ausentes.

Muitas vezes pode-se instalar, no mesmo ato cirúrgico, uma prótese ou dente provisório para recuperar a estética e mastigação imediatamente. É a chamada carga imediata.

Em quanto tempo conclui-se o tratamento?

Em geral, leva-se de 3 a 6 meses para que ocorra o processo de osseointegração (ou cicatrização). E a partir desse período, inicia-se a etapa protética para confecção de coroas em porcelana unitárias, próteses fixas parciais ou totais ou ainda sobredentadura.

Ilustrações de tratamentos possíveis com implantes: o Substituição de um dente: anterior ou posterior o Substituição de dois ou mais dentes: o Substituição de uma arcada dentária completa superior ou inferior ou ambas arcadas

Ilustrações de tratamentos possíveis com implantes: o Substituição